Quinta das Lamelas e Casa das Laranjeiras

Uma Herança de Família única

Situadas no conselho de Lamego, a apenas 5 minutos da cidade de Régua, chegamos à Casa das Laranjeiras e à Quinta das Lamelas, coração do projecto.

Aqui encontra-se a Herança da Família, iniciada há 4 Gerações, em 1836, com a construção da casa familiar. Toda a residência está rodeada de Laranjeiras, elemento muito próprio na origem do nome da Quinta, assim como de certas características muito típicas dos nossos vinhos.

É aqui que poderá visitar-nos e talvez provar os nossos melhores vinhos...

A Vinha

É na Quinta das Lamelas que se encontram as nossas vinhas mais velhas, algumas com mais de 100 anos. Aqui estão plantadas as castas tintas tradicionais do Douro tais como Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, muitas vezes misturadas, como era tradicional no Douro até recentemente. Encontramos aqui também Vinhas com mais de 50 anos de Fernão Pires, casta branca muito apreciada por nós na elaboração dos nossos Vinhos do Douro Brancos.

Na Casa das Laranjeiras, temos vindo nos últimos anos a reestruturar a nossa vinha. Por essa razão, a idade média da vinha varia entre 15 e 25 anos. Nesta parcela, as castas estão devidamente identificadas e separadas. É daqui que seleccionamos a base dos nossos melhores vinhos, dando grande importância ao Sousão que confere aos nossos Vinhos do Porto Vintage a sua singularidade.

Quinta das Lamelas - Douro - Socalcos - Terraces
Quinta das Lamelas - Douro - vine
Quinta das Lamelas - Douro - uva
Quinta das Lamelas - Douro - Vine - Vineyard - Old vines
Quinta das Lamelas - Douro - Vine - Vineyard - Old vines
Quinta das Lamelas - Douro - gate
Quinta das Lamelas - Douro
Quinta das Lamelas - Douro - vindima - harvest - grape - uva
Quinta das Lamelas - Douro - Sousao
Quinta das Lamelas - Douro - gate

Vindima, Vinificação e Envelhecimento

Acreditamos que a melhor maneira de valorizar a nossa Terra é a utilização dos métodos tradicionais desde a vinha até ao copo.

A nossa vindima é feita na totalidade à mão, método que nos permite uma escolha mais selectiva das uvas. É um trabalho árduo muitas vezes efectuado em condições extremas de muito calor e em terrenos com altos declives.

A pisa a pé em lagares de granito continua a ser o método de vinificação escolhido por nós para a vinificação dos nossos vinhos do Porto. Após um longo dia de vindima, as uvas são pisadas por um pequeno grupo em volta de um momento tão técnico quão jovial.

Por fim, os nossos vinhos do Porto, após alguns meses, irão encontrar o merecido descanso nos balseiros ou toneis, antes de iniciar o seu envelhecimento, em pipas de Castanho, alguns deles por mais de 100 anos...

Casa do Vale da Renda e Quinta dos Marecos

É em Paços, no distrito de Sabrosa que encontramos a Quinta dos Marecos e a Casa do Vale da Renda.

 

A uma altitude de até 550 metros, encontramos exclusivamente castas brancas tais como Moscatel, Malvasia Fina, Gouveio ou Sercial. É aqui que nascem os nossos famosos Vinhos do Porto Brancos Velhos mas também os nossos Vinhos Brancos do Douro.

Na Quinta dos Marecos, temos orgulho no nosso Olival, a partir do qual produzimos um azeite caseiro que poderá provar quando nos visitar.

Casa da Quinta das Laranjeiras

5100-421 Rio Bom , Lamego

  • Facebook
  • Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon